Para que serve a Castanha-do-pará?

A castanha-do-pará tem uma serie de benefícios a saúde, alem de ser muito gostosa e uma excelente opção de lanchinho entre as refeições.

Castanha do pará

Ela apresenta uma boa quantidade de fibras fazendo assim o intestino funcionar melhor quando ingerida, e uma semente gordurosa, mas mais da metade dessa gordura e a chamada gordura “boa” (poli e monoinsaturadas), esse tipo de gordura ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Por ela ser fonte de gordura, e um alimento um pouco mais calórico, porem, causa saciedade quando ingerida, auxiliando no processo de emagrecimento.

Além de pode ser utilizada como lanche entre as refeições a castanha-do-pará pode ser utilizada em inúmeras receitas.

A castanha também e um alimento rico em selênio, que e o elemento que regula o funcionamento da glândula tireóide, sendo consumido de forma correta, o selênio evita as famosas variações de peso! O selênio também e benéfico às células cerebrais, se unindo a algumas proteínas produzidas em nosso corpo, forma enzimas que combatem os radicais livres, sem o selênio essa proteínas não protegeriam o organismo.

Mais um beneficio da castanha-do-pará e o zinco presente nelas, ele e um dos principais responsáveis pela produção de glóbulos brancos, assim controlando a pressão arterial e reduzindo os sintomas da TPM.

Veja também:

Os 7 Benefícios da Pinha para saude

7 Benefícios da acerola para saúde

O ideal e que se consuma apenas uma castanha por dia, para equilibrar todos os seus itens no organismo, ate porque, o valor recomendado de selênio pelos nutrólogos e nutricionistas e o que apenas uma semente possui!! Mas não se preocupe, o selênio tem efeito cumulativo, ou seja, ele armazena a quantidade ingerida e vai liberando no organismo sempre que ele precisar! Então tudo bem se comer um pouquinho a mais de vez em quando!

Alem da grande quantidade de selênio, não podemos esquecer que e um alimento mais calórico do que os outros que os nutricionistas costumam recomendar, podendo fazer você fugir da sua dieta, então cuidado!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *