Fruta de palma! Conheça os seus Benefícios

A fruta de palma tem o nome científico Opuntia fícus-indica, é também conhecidocacto, figueira-da-índia, figueira-do-diabo entre outros, pertencente à família das Cactaceae.

Fruta de palma

É cultivado em zonas áridas e semi-areadas, possui sua casca cheia de espinho e sua massa cheio de caroço minúsculos. Pode ser apresentado em diversas cores: Roxa, verde, Vermelho, Amalera e branca.

Segundo o estudo de especialistas  historiadores, A planta teve inicio do seu consumo cerca de 9.000 anos.

A fruta da palma é rica em açúcar, potássio, cálcio e com uma boa quantia de vitaminas A, B1, B2 e C, também muita utilizada na fabricação de produtos farmacêuticos indicados para o tratamento de doenças urinárias.

Os frutos pode ser consumida pelos os humanos, mas sem exagero, se consumido em excesso organismo pode ter dificuldade em digerir.

Fruta de palma propriedades medicinais:

A fruta da palma possui  Propriedades: antiasmática, antidiarreica, adstringente antiescorbútico, antiprostática, antirreumático, antitussígena, cardiotônica, colagoga, digestiva, diurética, emoliente, estimulante medular, hidratante, maturativa, mucilaginosa, sedativa, vermífuga e hipoglicêmica.

Planta medicinal, a fruta da palma, é muito indicado para tratar casos de afecção das vias respiratórias, asma, circulação, coqueluche, diarreia, disenteria, dor reumática, febre gástrica biliosa, tosse, fígado, angina, úlcera, diabetes, tumor benigno da próstata e vermes.

No Brasil, a fruta de palma, também é usado para alimentar o gado. Com sabor parecido ao da pêra e do melão, bem aguado e doce, alguns estudos apontam que o seu sumo auxilia no combate às bactérias, além de ser importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

Usado na culinária, em preparo sucos ou cozidos, geléias, caldas e doces. Possui muita pouca calorias, a cada 100g da fruta, a mesma fornece apenas 34 calorias.

Para utilizar no combater de doenças respiratórias e asma, é recomendado ingerir a fruta assada no forno.

Bastante utiliza como um remédio caseiro contra a tosse. Veja a receita do xarope.

– 1 Fruta de palma cortado em rodelas;
– Açúcar a gosto.

Coloque a fruta cortada em rodelas em uma vasilha, adicione açúcar por cima (revestindo). Deixe repousar durante uma noite. Pela manhã, coe para afastar as sementes, beba o xarope com uma colher ao longo do dia.

Receita de doce da fruta da palma.

Prepare  1,800 gr de frutas de palma, coloquei num passador de rede, esmaguei com as mãos e com os nós dos dedos, continuei a esmagar, para retirar as sementes. Este processo  deu 800 ml de sumo)

 800 ml de sumo

750 gr de açúcar louro

2,5 dl de água

Raspa de 1 limão

Sumo de 1 limão

Preparação

Junte o açúcar, a água e raspa de   limão e deixe ferver  até atingir ponto espadana. Junte o sumo dos frutos e deixe ferver  até fazer ponto estrada.Junte o sumo de  limão e deixe ferver 2 m.

Deixe arrefecer e coloque em frascos, devidamente fechados. 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *